Você já conhece os ralis, mas e o Rally dos Sertões especificamente, você conhece? Nós faremos questão de te apresentar esse evento!
O Rally dos Sertões começou lá em 1991. Antes ele era conhecido como Rally São Francisco. A prova foi criada pensando nos motociclistas, e quem idealizou essa nova prova de rali foi o arquiteto Chico Morais. Ele se inspirou no Rally Dakar (Paris-Dakar). O primeiro rali teve um trajeto que partia de Ribeirão Preto, São Paulo, e acabava em Maceió, Alagoas.
O primeiros anos do Rally dos Sertões
Com base na “primeira edição”, foi criado o Rally dos Sertões em 1993. O percurso ligava Campos do Jordão em São Paulo a Natal no Rio Grande do Norte. Foi um total de 34 pilotos que percorreram 3400 quilômetros. E a primeira pessoa a ganhar o evento foi Joaquim Gouveia Rodrigues – mais conhecido como Juca Bala.
Em 1994, o percurso do Rally foi modificado, começou então a ter 4500 quilômetros, com a chegada ainda em Natal. A prova fez tanto sucesso que o Rally dos Sertões se tornou uma prova internacional: o Rally Internacional dos Sertões.
Já em 1995, a prova antes voltada às motocicletas começou a ter carros competindo. Isso trouxe mais admiradores para o evento. Ocorreu a participação de competidores internacionais importantes, incluindo o motociclista italiano que venceu o Rally Dakar nos anos de 1988, 1990, 1994 e 1996.
O rali só trouxe orgulho aos organizadores em 1996, onde a empresa Dunas Race foi responsável pela prova, fazendo com que o evento ficasse ainda mais profissional. As organizações CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a CNR (Comissão Nacional de Rali) apoiaram o Rally com toda paixão possível.
O destino era Fortaleza e a largada aconteceu na capital paulista. Dá só uma olhadinha no nível da prova:
O ano em que o Rally dos Sertões começa a ganhar notoriedade
No ano de 1997, o Rally dos Sertões já começou a atrair as empresas curiosas. A Mitsubishi, Land Rover, Suzuki e Subaru divulgaram o evento e com a parceria estabelecida, forneceram peças, equipamentos e funcionários para auxiliar os competidores. A largada foi em Mariporã, São Paulo e terminou em Natal no Rio Grande do Norte.
Em 1999 foi a vez dos caminhões entrarem no evento, mas não parou por aí. Depois disso, UTVS (são uma espécie de quadriciclos com dois lugares e volante) e quadriciclos comuns, entraram no evento também.
A importante missão dos “Canastras”
Desde 2001, o Rally dos Sertões tem uma equipe dedicada a limpeza dos locais que o evento ocorre. Essa equipe se chama “Canastras”. Eles recolhem tudo, fragmentos dos veículos, resíduos dos escapamentos e pneus. Eles lidam com todos os danos que possam ocorrer com propriedades privadas, além de indenizar o proprietário e resolver tudo.
Rally dos Sertões em 2005
A edição 2005 inovou e abandonou a linha reta rumo ao litoral nordestino para realizar um circuito que partiu e retornou a Goiânia, Goiás. A prova foi marcada pela extrema dificuldade encontrada. Foram 161 veículos competindo em mais de 4 mil km.
Cerca de 20 mil pessoas assistiram a apresentação de todas as equipes competidoras e curtiram um show da banda Jota Quest:
O ano em que Rally dos Sertões completou 20 anos de história
Pulando algumas edições, chegamos à de 2012, que representa os 20 anos de Rally dos Sertões.
A caravana se reuniu para comemorar os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão, largando para 4.951 km até Fortaleza, Ceará.
No Super Prime, a capacidade total da arena foi atingida: 15 mil pessoas puderam ver de perto o que o canal SporTV transmitiu ao vivo para o país inteiro!
O Rally dos Sertões teve a presença de 207 competidores divididos entre 132 veículos e 53 equipes. Representantes de seis países aceleraram pelas trilhas, que passam por cinco estados brasileiros, 11 cidades-dormitório em dez dias de competição!
A comemoração dos 25 anos de Rally dos Sertões
Em 2017, os 25 anos de evento foi comemorado! Muita coisa aconteceu até aqui, mas foi nessa edição que o rally chegou pela primeira vez no Mato Grosso do Sul! Isso mostra que mais uma vez o evento inovou.
O vencedor dessa edição especial foi o basileiro veterano, Jean Azevedo, piloto da Honda Racing. Essa foi a sétima vitória de Azevedo na competição, que também levou a taça para casa nos anos de 1995, 2002, 2004, 2005 e 2015.
O Rally dos Sertões em 2020
A pandemia deixou todo mundo sem muitas expectativas no mundo do automobilismo e da adrenalina… Mas pelo o que saiu na imprensa, e o que consta no site oficial do evento, a 28º edição vai acontecer e vai trazer adaptações relevantes em todas as suas dimensões! As novidades foram apresentadas para os corredores em forma de Drive-in, lá no Pacaembu em São Paulo.
A prova será realizada em “bolhas”, e a largada está prevista para o dia 31 de outubro em São Paulo. O trajeto não será como as outras edições foram até agora. A caravana será de “bolha em bolha”. Os acampamentos serão em forma de uma bolha mesmo, lacrados, e quem quebrar o isolamento será desclassificado.
As Vilas Sertões (acampamentos) serão em lugares isolados, só credenciados poderão entrar, com o PCR feito. Todos que forem envolvidos nas provas, desde pilotos a staffs e imprensa, deverão fazer o teste e precisa dar negativo para o vírus Covid-19, entre os dias 26 de outubro e 29 de outubro.
Se liga só no Manifesto Sertões 2020 divulgado no mês de agosto no canal oficial do evento:
Curiosidade Bônus: Acelerando na terra com Rubinho
Você já viu o Rubinho pilotando várias coisas por aí… mas ainda faltava um UTV (pequeno veículo off-road com tração nas quatro rodas). Agora não falta mais!
Recentemente o canal do Acelerados foi até o interior do Rio de Janeiro acompanhar o primeiro contato do Rubinho com o mundo do rally! Então solta o play para ir de carona cortando na alta no off-road:
E aí, gostou de conhecer um pouco dessa incrível modalidade? Conta aqui pra gente! 🙂
Bom dia !!!!
Muito obrigado por todas essas informações e curiosidades sobre esse magnífico Rally. Acho que hoje é o segundo maior do Mundo.
Grandes histórias e grandes momentos.
Muito obrigado e grande abraço…..