Hoje contaremos a história do capacete de um dos pilotos que Alan mais admira. Maurício Gugelmin, piloto e grande amigo de Ayrton Senna!

Maurício nasceu em Joinville – SC, e desde o princípio de sua carreira na fórmula Fiat, ele esteve presente na Sid Special Paint.

O piloto apareceu na oficina com um capacete muito interessante… Ele possuía cores vibrantes e os desenhos eram complicados, cheios de curvas. Isso não foi problema para o Alan!

A equipe Sid trabalhou bastante tempo em cima dessa pintura, fazendo algumas alterações de cor, mas sempre preservando as curvas. Então Maurício Gugelmin, foi para a Fórmula 1.

Maurício correu na F1, de 1987 a 1992. Foram ótimos anos para ele, os patrocínios eram incríveis! A empresa de cigarros Marlboro, a marca de alimentos Perdigão, faziam parte do time. A marca de moda Bruno Minelli, a empresa de tecnologia Phillips, e a marca de capacetes Arai, também. Ele não teve o que reclamar!

A Sid sempre esteve acompanhando o Maurício, enquanto ele esteve na Leyton House

e também quando se transferiu para a Jordan em 1992.

Maurício, um ótimo piloto!

Era de se esperar que a história fosse incrível, mas espere! Aquele primeiro capacete não foi o único que a Sid teve o prazer de pintar… Já, já, você irá entender!

Quase tudo que Ayrton ganhou, Maurício também ganhou, a Fórmula Ford, a Fórmula 3 e subiu no pódio do GP do Brasil em 1989, em terceiro lugar.

O estilo de correr do Maurício não era igual ao de Ayrton, agressivo. Ele era mais controlado, porém, mesmo assim, era muito rápido.

Durante um bom tempo, Alan Mosca achou que Maurício iria ter muito mais títulos na Fórmula 1, mas nem sempre os times fazem jus ao talento dos pilotos. A Leyton House, com toda a certeza ajudou bastante, o carro deles era incrível!

Deixando a Fórmula 1

Em 1992, ele migrou para a Fórmula Indy e o capacete mudou também! É óbvio que o Alan queria mudar algumas coisinhas na pintura antiga.

O capacete foi otimizado, houve uma transformação. O vermelho escuro foi deixado para trás… e um azul cintilante, cheio de desenhos quadriculados, tomou conta da metade do capacete. 

As cores do topo foram conservadas, e o desenho também, mantendo a identidade do piloto, porém o capacete ganhou mais vida! As linhas que separavam as cores deixaram de serem pretas, dando lugar a linhas cromadas. Alguns efeitos aerodinâmicos foram adicionados para desviar o ar… E pronto, “uma nova cara” para o Maurício.

O novo capacete também ostentava ótimos patrocinadores, dentre eles, a empresa de telecomunicações Nextel, a empresa UOL e simbolizando o motor, a Mercedes-Benz. A Bell foi a fabricante do capacete e a empresa Hugo Boss também patrocinou.

Alan tem muito orgulho de ter os capacetes do Maurício em seu acervo, até enviou uma foto para o Gugelmin recentemente. A amizade durou todos esses anos!

Bônus: A amizade de Ayrton e Maurício

Ayrton Senna teve um grande amigo na transição entre Fórmula Ford, Fórmula 3 e F1.

Lá na Inglaterra, o dois dividiam uma casa, a primeira era alugada, o valor era dividido entre os pilotos. Os dois eram como irmãos!

No livro “uma estrela chamada Senna”, de Lemyr Martins, têm várias curiosidades sobre a amizade dos dois.

“O Becão (apelido de Senna) era um cara solidário. Muito divertido com os íntimos. Era brincalhão, mas essa faceta do seu caráter ficou escondida, porque a maioria só conheceu o Ayrton Senna piloto. O tipo sério, dedicado e super profissional que maravilhou a gente com seu talento na pista. O moleque, esse era um perigo. Comer ao lado dele exigia a atenção de uma largada. Se bobeasse, o prato da gente ficava cheio de vinagre ou o copo de leite apimentado. Pasta de dente e creme para barba eram guardados em cofre, para você não ficar com o rosto todo melecado e com a boca espumando”.

A história de hoje, foi mais uma lembrança da Sid Special Paint contada com muito carinho por Alan Mosca. Você pode assistir na íntegra a entrevista onde Alan conta tudo isso (e mais um pouco):

Você já conhecia a história do Maurício? Conta aí para a gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *