O famoso Opala estrelou os capítulos iniciais do torneio, e posteriormente, passou o bastão para o Omega, Vectra, Astra e novos modelos de diferentes montadoras.

Como já contamos por aqui, a Stock Car é a principal categoria do automobilismo de turismo no Brasil. Desde o início de suas atividades, em 1979, diversos carros competiram na categoria. 

Mas foi em 1977, quando os pilotos da antiga Divisão 1 (D1) notaram a superioridade dos modelos da Chevrolet, decidiram então criar um novo campeonato monomarca que unisse carros com uma boa performance e custos equilibrados. Em 22 de abril de 1979, foi realizada a corrida inaugural na pista de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde Affonso Giaffone recebeu a primeira bandeira quadriculada da história.

Continue com a gente e saiba mais sobre os principais torneios e seus respectivos carros que marcaram história na Stock Car!

As diferenças dos carros da Stock Car

Em 1979, ano da primeira corrida da modalidade, os carros eram do modelo Opala e quase idênticos aos usados nas ruas. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da indústria automobilística, houve uma mudança de entendimento nas finalidades.

Isso porque os veículos tradicionais prezam pelo conforto, durabilidade e segurança. Afinal, são usados em atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, viajar e levar os filhos à escola. Já aqueles desenvolvidos para corridas têm outros objetivos no asfalto.

O principal é terminar na frente dos outros competidores ao final da prova e, para isso, precisa atingir máxima eficiência e velocidade. Tudo sempre pensado para garantir a segurança do piloto e de todos os envolvidos.

Ao todo, os carros da Stock Car possuem, em média, 15 mil peças cada um. Todas certificadas e dentro de rigorosos padrões de qualidade, pois os veículos são levados ao seu máximo rendimento, então qualquer problema pode trazer sérias consequências.

Existem algumas diferenças importantes entre os modelos de hoje na categoria e aqueles que você vê todos os dias nas ruas, avenidas e estradas do país.

Carros que marcaram história na Stock Car: O início

No início do torneio, o Opala foi protagonista. De 1979 a 1986 foram utilizados os modelos de rua com pequenas alterações para se adaptarem melhor às pistas. Em 1987, ainda com o mesmo carro, a montadora e a fabricante de carrocerias Caio desenvolveram uma carenagem que melhorou a aerodinâmica e performance, assim como uma série de itens de segurança.

O período do Chevrolet Caio-Hidroplas durou até 1989. Na sequência, de 90 a 93, a montadora criou um protótipo monobloco, mas que não teve grande apelo por parte do público. Com isso em mente, a categoria migra para o Ômega, outro modelo de rua da General Motors que foi adaptado para competição.

Os pilotos que dominaram a categoria nos anos 90

De 1994 a 1999, três pilotos dominaram a categoria, foram eles: 

  • Ingo Hoffmann (94, 96, 97 e 98);
  • Paulo Gomes (95);
  • Chico Serra (99).

Além da chegada do Chevrolet Vectra, os anos 2000 marcaram a introdução de novas montadoras no campeonato e de uma nova safra de pilotos, que aos poucos iriam desbancar os veteranos, como foi o caso de Cacá Bueno, filho do narrador Galvão Bueno, que alcançou cinco títulos na Stock Car.

Carros que marcaram história na Stock Car: aqueles que formaram o grid nos anos seguintes

Até 2010, os seguintes carros formaram o grid: Chevrolet Astra (2004 a 2008), Mitsubishi Lancer (2005 a 2008), Volkswagen Bora (2006 e 2007), Peugeot 307 Sedan (2007 a 2010), Peugeot 408 Sedan (2011 a 2016) e Chevrolet Sonic (2012 a 2015). A marca francesa dividiu as pistas com a GM até 2016, e a partir daí, apenas esta última se manteve na ativa com o Cruze.

A mudança mais recente no regulamento da categoria ocorreu em 2020, com a chegada da Toyota e o modelo Corolla. Hoje, os pilotos guiam carros que possuem cerca de 500 cavalos e pesam por volta de 1.400 quilos.

Em 2022, a equipe Eurofarma RC (Chevrolet Cruze) foi a campeã entre as equipes, com Daniel Serra e Ricardo Maurício tendo somado um total de 581 pontos na tabela.

Os carros ao longo da história da Stock Car

A lista a seguir inclui os carros mais representativos ao longo da história da Stock Car. No entanto, é importante ressaltar que novos carros podem ser adicionados à categoria nos próximos anos.

  • Chevrolet Opala
  • Chevrolet Omega
  • Chevrolet Vectra
  • Chevrolet Astra
  • Chevrolet Sonic
  • Chevrolet Cruze
  • Chevrolet Cruze II
  • Ford Maverick
  • Ford Escort
  • Ford Sierra
  • Ford Mondeo
  • Ford Focus
  • Peugeot 405
  • Peugeot 406
  • Mitsubishi Lancer
  • Mitsubishi Lancer GT
  • Mitsubishi Lancer BSB
  • Mitsubishi Lancer RS
  • Mitsubishi Lancer VR
  • Mitsubishi Lancer GT3
  • Mitsubishi Lancer RS Evolution X
  • Mitsubishi Lancer Stock Car
  • Volkswagen Passat
  • Volkswagen Bora
  • Volkswagen Jetta
  • Toyota Corolla
  • Toyota Corolla Altis
  • Toyota Corolla XRS
  • Toyota Corolla XRS II
  • Toyota Corolla XRS III
  • Toyota Corolla XRS IV

Ranking das 10 maiores feras na pista da Stock Car

A seguir, confira a lista dos 10 maiores carros da Stock Car descrita pelo modelo, anos de participação e temporadas disputadas respectivamente:

  • Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas
  • Chevrolet Omega, 1994 a 1999, 6 temporadas
  • Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, 7 temporadas
  • Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas
  • Mitsubishi Lancer, 2005 a 2008, 4 temporadas
  • Volkswagen Bora, 2006 e 2007, 2 temporadas
  • Peugeot 307 Sedan, 2007 a 2010, 4 temporadas
  • Peugeot 408 Sedan, 2011 a 2016, 6 temporadas
  • Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas
  • Chevrolet Cruze, 2016 a 2019, 4 temporadas