Para quem é apaixonado pelo mundo do automobilismo, sabe que o GP da Áustria tem uma longa tradição e continua a ser uma das etapas mais emocionantes do campeonato de Fórmula 1.

Neste artigo você irá ficar por dentro das principais curiosidades e fatos para que você possa assistir a grande corrida no Red Bull Ring, localizada na pequena cidade de Spielberg, com ainda mais conhecimento, confira!

As 14 curiosidades sobre o GP da Áustria 

  1. O primeiro Grande Prêmio da Áustria ocorreu em 1964, no circuito de Zeltweg, conhecido como Österreichring. No entanto, o circuito mais conhecido atualmente é o Red Bull Ring, em Spielberg, que sediou corridas de Fórmula 1 desde 1970.
  1. O circuito de Spielberg já passou por várias mudanças e renomeações ao longo dos anos. Originalmente chamado de Österreichring, ele foi renomeado para A1-Ring em 1997, quando passou por uma reforma completa. Mais tarde foi adquirido pela Red Bull e recebeu o nome atual, Red Bull Ring.
  2. A pista de Österreichring foi conhecida por ter muitas curvas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta. Muitos consideraram Österreichring perigoso, especialmente a “Boschkurve”, uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape. Tragicamente, o estadunidense Mark Donohue morreu após bater na curva “Hella-Licht” em 1975. Sabe-se também que o tetracampeão do mundo, Alain Prost, disse frequentemente que todas as pistas poderiam ser modificadas, mas que o Österreichring deveria permanecer intocado, apenas adicionando áreas de escape para maior segurança.
  1. Em 1975, o piloto suíço Jo Siffert sofreu um acidente fatal durante uma corrida de Fórmula 1 no circuito de Österreichring. O acidente ocorreu na curva Vost-Hugel, agora chamada de curva Jo Siffert, em sua homenagem.
  2. A Red Bull Ring é a quarta pista mais curta do cronograma, depois de Mônaco, México e Brasil.
  3. Niki Lauda é o único piloto austríaco a vencer o GP da Áustria. Lauda venceu em 1984, ano em que conquistou seu terceiro e último Campeonato Mundial.
  4. Em 2021, Max Verstappen estabeleceu um novo recorde de mais vitórias na Áustria. Verstappen conquistou sua quarta vitória no país em 2021. Alain Prost detinha o antigo recorde de mais vitórias austríacas, tendo conquistado sua terceira vitória no Grande Prêmio da Áustria em 1986.
  5. Apenas um brasileiro venceu o GP da Áustria em 34 edições: Emerson Fittipaldi, com a Lotus, em 1972. Nelson Piquet (Brabham e Williams) foi segundo em 1984 e 1987. Ayrton Senna (Lotus) foi segundo em 1985, e Rubens Barrichello (Ferrari) foi segundo em 2002, após o famoso jogo de equipe;
  6. A Áustria é o país de origem da equipe Red Bull Racing, uma das equipes mais bem-sucedidas na Fórmula 1 nas últimas décadas. A equipe conquistou várias vitórias no Grande Prêmio da Áustria desde sua criação.
  7. Em 2004, um ano após a pista sair do calendário da Fórmula 1, iniciou-se um projeto de reforma completa das instalações para poder voltar a sediar a categoria. No entanto, os proprietários do circuito mudaram de ideia e após destruírem toda a área dos boxes, boa parte das arquibancadas e parte do circuito, o projeto de reconstrução foi abandonado. No entanto, em 2011, sete anos após a inativação do circuito, a Red Bull optou por retomar o projeto e reconstruir a pista e todas as demais instalações que haviam sido destruídas em 2004, como a área dos boxes e as arquibancadas, gastando R$ 211,7 milhões.
  8. Em Maio de 2011, houve a reinauguração da pista, rebatizada com o nome Red Bull Ring. Nesse ano, o circuito recebeu corridas do DTM, Fórmula 2, Fórmula 3 e a primeira rodada dupla em Red Bull Ring na GP2 Series além de Fórmula Renault e outros campeonatos menores de automobilismo.
  9. Com 63,4 metros de diferença de altitude, o Red Bull Ring tem a segunda maior variação nesta temporada, atrás apenas de spa-francorchamps, com 102,2 metros;
  10. Uma das corridas mais memoráveis ​​na história recente do Grande Prêmio da Áustria aconteceu em 2019, quando houve um duelo emocionante entre Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari. Os dois pilotos se envolveram em uma batalha intensa, com Verstappen emergindo como vencedor.
  11. Em 2002, a Ferrari instruiu Rubens Barrichello a abdicar da liderança para Michael Schumacher. Isso causou grande polêmica e a FIA multou a empresa em US$ 1 milhão. Os regulamentos foram então alterados para que as ordens da equipe não pudessem afetar os resultados da corrida.
No GP da Áustria de 2002, Rubens Barrichello cedeu vitória para Michael Schumacher já na linha de chegada — Foto: AFP.

Relembre a grande vitória de Emerson Fittipaldi no GP da Áustria em 1972 com a Lotus:

https://www.youtube.com/watch?v=vh0aVqvgpSA&t=3s