Em 30 de outubro de 1988, há exatos 34 anos no GP de Suzuka (Japão), Ayrton Senna conquistava o seu tão sonhado e merecido primeiro título mundial na Fórmula 1, fazendo com que o Brasil inteiro vibrasse loucamente!

Senna fez uma das corridas mais magistrais da história da F1, e protagonizou, junto com Alain Prost, uma das maiores rivalidades de todos os tempos no esporte.

Se você não viu este capítulo icônico do ídolo, ou gostaria de relembrar os melhores momentos da corrida, continue com a gente!

Senna x Prost: a rivalidade que virou lenda

Muhammad Ali x Joe Frazier, Larry Bird x Magic Johnson, Federer x Nadal, Cristiano Ronaldo x Messi e por aí vai. 

Grandes rivalidades da mesma época marcam e marcaram a história do esporte. E sem dúvida, Ayrton Senna x Alain Prost está na prateleira de cima entre as maiores rivalidades de todos os tempos. E podemos dizer que o ano de 1988 foi a consolidação dessa épica disputa dentro das pistas.

Dá para entender a reverência que o público japonês tem com Ayrton Senna: foi lá que o piloto deu alguns de seus maiores espetáculos, especialmente no GP de 1988. Foi a primeira decisão de título entre o brasileiro e Alain Prost, ambos equipados com suas impressionantes McLaren e o motor Honda V6 turbo.

Em 30 de outubro de 1988, Senna conquistou o primeiro título mundial de Fórmula 1 da carreira, de forma incrível, no GP de Suzuka, no Japão. Aquele ano marcou a estreia do brasileiro na McLaren, que já contava com o Prost, bicampeão mundial até então, em 1985 e 1986.

Antes da corrida de Suzuka, Ayrton havia vencido sete vezes no ano, enquanto Prost tinha ficado com outras seis conquistas. A matemática era simples: se Ayrton vencesse, ele era campeão. Caso isso não acontecesse, o campeonato seria decidido duas semanas depois, na prova final da temporada em Adelaide, na Austrália.

Senna, claro, queria garantir o título já no Japão e desde os primeiros treinos já mostrava que buscaria a vitória. Na primeira sessão livre, foi 1s6 mais rápido que Prost.

No treino classificatório, Senna estabeleceu um novo recorde na F-1: foi a 12ª pole do brasileiro no ano, feito que nenhum outro piloto na história havia conseguido em uma mesma temporada. A diferença não foi tão grande quanto no treino livre, mostrando que Prost seria um duro adversário naquela prova em Suzuka, ficando a três décimos de segundo do brasileiro.

Como foi a corrida do GP do Japão em 1988

A magistral corrida em solo nipônico não poderia ser mais dramática para Senna. Os dois companheiros de equipe disputavam o título sem o incômodo de ninguém. Naquela corrida, a 15ª temporada – e penúltima do calendário –, Prost tinha vencido seis, enquanto Senna havia levado sete GPs. Bastava uma vitória em Suzuka, que o título seria do brasileiro e não do francês.

Na pole, o motor Honda do carro de Senna falhou na largada e ele não conseguiu fazer o carro sair do grid. Por sorte Senna fica intacto e o grid de largada estava localizado numa descida, fazendo com que o piloto fizesse o carro “pegar no tranco”. Nesta altura, Ayrton já tinha perdido 16 posições. Prost acelerou, tomou a liderança e tudo parecia perdido para os fãs do piloto. Mas só parecia…

Ayrton Senna partiu tão determinado para a recuperação que já na primeira volta ultrapassou oito carros e partiu no encalço de Alain Prost.

Na segunda volta, Ayrton passou Ricardo Patrese e Alessandro Nannini, subindo para sexto. Na terceira, passou Thierry Boutsen e, na freada da chicane, deixou Michele Alboreto para trás, na quarta volta. Mesmo estando ainda 12 segundos atrás do líder Prost, Senna mostrava estar determinado a vencer a corrida e o campeonato.

No final da décima volta, o brasileiro ultrapassou a Ferrari de Gerhard Berger e assumiu o terceiro lugar. Entre ele e Prost agora só existia o carro de Ivan Capelli, da equipe March. O problema para Ayrton era que o italiano ainda estava mais de dez segundos à frente do brasileiro.

Senna buscava a aproximação mesmo debaixo de uma leve garoa. Prost e Cappelli se atrapalharam e perderam segundos preciosos nas disputas com os retardatários. Ayrton, cirúrgico, tirava diferença volta a volta de forma impressionante e encostou nos líderes na 19a volta. Na volta seguinte, deixou Cappelli para trás e apareceu estampado no retrovisor de Prost.

A chuva neste momento dá uma trégua em Suzuka – parecia até que ela veio apenas para proporcionar o embate histórico entre os dois maiores rivais da F-1. Agora, as condições seriam idênticas, sem a já conhecida vantagem de Senna correndo no piso molhado.

Por diversas voltas, Senna perseguiu Prost – era uma corrida à parte dos dois pilotos da McLaren. Na 28ª das 51 voltas, aconteceu o inacreditável. O brasileiro chegou voando em Prost. Ayrton armou o bote antes da entrada da reta dos boxes para consumar a sua 15ª e mais espetacular ultrapassagem na corrida.

Prost ainda espremeu Senna no muro da reta dos boxes, mas era impossível conter a manobra: o brasileiro assumiu a liderança, algo que parecia impossível após o problema na largada.

O francês tentou alcançar o brasileiro até o final da prova, mas Senna não deu espaço para nenhuma tentativa e ainda abriu uma considerável vantagem: Prost terminou 13 segundos atrás do novo campeão mundial.

A corrida de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Japão, além de tida como uma das mais brilhantes de sua carreira, é considerada como uma das mais espetaculares da história da Fórmula 1.

Valeu o título, que ele pensou estar perdido na largada. Mais do que uma vitória atemporal do novo campeão mundial, foi uma obra de arte. Um roteiro digno de cinema – e com final feliz para Senna!

Relembre o momento tão aguardado pelos fãs de Ayrton Senna em 1988

Assista as últimas voltas do GP do Japão de 1988, disputado em 30/10/1988 em Suzuka, onde Ayrton Senna conquistou o primeiro dos seus três campeonatos mundiais de F1.

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