Foram seis anos e oito meses de jejum, ou 109 Grandes Prêmios desde a última vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1 até a primeira consagração de Rubens Barrichello na categoria!
Há 22 anos, a pista de Hockenheim foi palco de um momento importante para a história do automobilismo brasileiro. No dia 30 de julho de 2000, Rubens Barrichello venceu pela primeira vez uma corrida na Fórmula 1.
A belíssima conquista do então piloto da Ferrari, alcançada no circuito alemão de Hockenheim, já completa 22 anos. E para celebrar tanta história, separamos alguns fatos envolvendo o brasileiro naquele GP da Alemanha. Confira:
1. O GP da Alemanha de 2000 foi o de número 124 da carreira de Barrichello. Na ocasião, ele se tornava o piloto que demorou mais tempo para vencer uma corrida na F1. Esse recorde foi tomado por Mark Webber, que levou 130 GPs até a primeira conquista.
2. O piloto da Ferrari liderou apenas dez das 45 voltas do GP da Alemanha. Mika Hakkinen, segundo colocado na prova, foi quem mais andou na frente, com 33 giros.
![](http://35.172.36.151/wp-content/uploads/2022/10/rb-gp-vitoria.webp)
3. Um problema elétrico na Ferrari F1-2000 durante o treino classificatório fez com que Barrichello entrasse na pista apenas no fim da sessão. Por conta disso, o brasileiro conquistou apenas o 18º lugar do grid. A pole foi de David Coulthard, da McLaren.
4. Ao fim da primeira volta do GP, Barrichello já ocupava a décima posição. Michael Schumacher, segundo colocado do grid, abandonou logo na primeira curva, após ser tocado pela Benetton de Giancarlo Fisichella.
5. Na 15ª volta, o brasileiro já era o terceiro colocado. O bom ritmo do piloto da Ferrari estava relacionado à sua estratégia de prova: faria duas paradas, enquanto a maioria dos rivais partia para o plano de apenas um pit-stop.
6. A volta mais rápida da corrida foi cravada por Barrichello com o tempo de 1min44s300 – na 20ª passagem.
7. O primeiro pit-stop do brasileiro foi feito na volta 17. A parada para troca de pneus e reabastecimento durou 7,2 segundos. No retorno à pista, ocupou a sexta posição.
8. Na volta 26, um torcedor invadiu a pista em forma de protesto contra a Mercedes. O Safety Car foi acionado, e Barrichello aproveitou para fazer sua segunda parada. Os mecânicos da Ferrari gastaram 7s3 no ensaio e devolveram o piloto à pista em terceiro lugar.
9. A parte final da prova teve o tempero da chuva, que castigou o especialmente o último trecho da pista. Hakkinen, que liderava, não deu conta das condições e foi para os boxes colocar pneu de piso molhado em seu McLaren. Com isso, ao fim da volta 35, Barrichello assumiu a liderança.
10. Na ponta, Barrichello cravou 1min59s8 ao completar a volta 56. Hakkinen, com pneus de chuva, cronometrou 1min58s6.
11. Faltando cinco voltas para o fim, Barrichello já fazia voltas no mesmo ritmo de Hakkinen. No giro 40, o brasileiro cravou 1min58s7 contra 1min58s5 do finlandês.
12. Ao término da corrida, a vantagem do brasileiro para o finlandês foi de 7s452.
13. Vencedor do GP, Barrichello finalizou as 45 voltas em 1h25min34s418. A velocidade média foi de 215.278 km/h.
![](http://35.172.36.151/wp-content/uploads/2022/10/rb-gp-vitoria2.webp)
14. Apenas 11 dos 22 carros que largaram completaram o Grande Prêmio. O último a receber a bandeirada foi o argentino Gastón Mazzacane, da Minardi.
15. A conquista de Barrichello foi a de número 80 do Brasil na Fórmula 1. Atualmente, o país acumula 101 vitórias na categoria.
Relembre este incrível momento que reacendeu os nossos corações…
🏁 Chegou a hora de incluir o aclamado capacete de Rubens Barrichello em sua coleção!
🏁 Continue conhecendo mais sobre o incrível legado de Rubens Barrichello no automobilismo mundial!