O GP do Brasil, oficialmente nomeado como Grande Prêmio de São Paulo, traz uma história de cinco décadas da Fórmula 1 que conquistou o público, criou ídolos e trouxe ao Brasil os melhores pilotos do mundo!

A primeira corrida foi disputada em 1972, ainda sem contar pontos para o campeonato mundial, e entrou no calendário a partir de 1973. 

O GP São Paulo de F1 de 2022, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, será a 50ª corrida, já que a de 2020 foi cancelada por conta da Covid-19. 

Nestes 50 anos, os pilotos brasileiros venceram nove corridas (sete em Interlagos e duas em Jacarepaguá). A vinda da Fórmula 1 ao Brasil foi responsável por alavancar a carreira de diversos pilotos e hoje o país é o terceiro em número de vitórias, atrás da Grã-Bretanha e Alemanha. 

Hoje contaremos um pouco dessa história de cinco décadas que conquistou o público, criou ídolos, trouxe ao Brasil os melhores pilotos do mundo e lotou as arquibancadas dos dois autódromos brasileiros!

O famoso Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) 

A última sede do Grande Prêmio do Brasil, o Autódromo José Carlos Pace recebeu inúmeras reformas, melhorias e adaptações ao longo dos seus 76 anos de história. 

As principais intervenções se deram nos anos de 1979, 1990 e 2000, por conta de adequações às normas de desenvolvimento do automobilismo mundial. Sendo assim, desde a sua inauguração, a extensão original da pista, de 7 960 metros, sofreu algumas alterações. 

Em 1979, passou a ter 7 873 metros. Já em 1990, a reforma mais abrupta da história do circuito – que trouxe o Grande Prêmio de volta a São Paulo – fez com que a pista diminuísse seu comprimento em 3 548 metros, ficando com 4 325 metros. No ano de 2000, a pista foi adaptada para sua atual extensão de 4 309 metros.

O Grande Prêmio do Brasil decidiu os títulos nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009.

Curiosidades: Conheça mais sobre a história de José Carlos Pace

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A história ao longo dos anos do GP do Brasil

Anos 70, 80 e 90

O Grande Prêmio do Brasil foi realizado pela primeira vez em Interlagos, em 1972, embora ainda não fizesse parte da Fórmula 1. No ano seguinte, no entanto, a corrida foi incluída pela primeira vez no calendário oficial. 

Em 1978, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, enquanto o Autódromo de Interlagos era modernizado e remodelado. 

Em 1990, o Grande Prêmio do Brasil voltou para Interlagos, onde permaneceu desde então.

🏁 Vale lembrar que foi em 1972 que o Brasil teve o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi

O primeiro de uma Era – O primeiro título do Brasil na Fórmula 1, marco para a história do automobilismo brasileiro, veio pelas mãos do grande piloto Emerson Fittipaldi, no Prêmio da Itália, em Monza, que aconteceu em 10 de setembro de 1972.

O prêmio é histórico, e sem dúvidas, muito emocionante por uma coleção de motivos, e o maior deles é o fato em si: o primeiro título de um piloto brasileiro na maior categoria do automobilismo mundial. 

Essa vitória em Monza abriu as portas para que os pilotos do país fossem notados, nos 20 anos que precederam a chegada de Emerson ao Mundial, em 1970, o país havia colocado apenas quatro pilotos na categoria: Chico Landi, Gino Bianco, Fritz D’Orey e Hermano da Silva Ramos. Durante e depois da passagem de Emerson, outros 25 brasileiros passaram pelo Mundial, estando presentes na categoria em todos os anos consecutivamente até 2017.

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Anos 2000

Em 2005, pela primeira vez, o GP decidiu o Campeonato Mundial de Fórmula 1, que teve a primeira conquista do espanhol Fernando Alonso. Na temporada de 2006, Alonso tornou-se bicampeão novamente em Interlagos. 

Felipe Massa foi o vencedor da corrida e quebrou um jejum de 13 anos sem vitórias brasileiras no GP do Brasil. 

Em 2007 foi a vez do finlandês Kimi Raikkonen vencer o campeonato em Interlagos, ficando a frente do 2º e 3º colocados por apenas um ponto.

Em 2 de novembro de 2008, Felipe Massa tornou-se o mais recente vencedor brasileiro do GP, sua vitória na última corrida da temporada daquele ano. Pilotando sua Ferrari, o brasileiro ficou perto de garantir o título da Fórmula 1 em 2008, porém, o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, ultrapassou o alemão Timo Glock na última curva da prova e ficou com o título por apenas um ponto, em um dos finais de temporada mais emocionantes da história da categoria. 

Em 2009, o inglês Jenson Button faturou o campeonato em São Paulo.

Anos 2010

Em 2012 foi a vez do alemão Sebastian Vettel ficar com a taça no GP do Brasil e se tornar o mais jovem tricampeão da categoria.

O GP do Brasil de 2013 foi a última corrida do piloto australiano Mark Webber na Fórmula 1, e como despedida da categoria, ele deu a volta de desaceleração sem o capacete. 

No treino qualificatório do GP do Brasil de 2014, o piloto alemão Nico Rosberg quebrou o recorde da pole que já durava 10 anos e pertencia a Rubens Barrichello.

Em 2015, o GP foi vencido por Nico Rosberg, e nesse mesmo ano, a competição apresentou um aumento de público em relação ao ano de 2014. O número total de pessoas que foram ao evento, totaliza 136.410 pessoas.

No ano de 2016, o Grande Prêmio do Brasil recebeu o seu menor público dos últimos 4 anos, a organização contabilizou 128.100 pessoas, no período de sexta até domingo onde são realizados os treinos, as tomadas de tempo para a pole position, e o grande evento em si que é a corrida. 

O desfalque no público foi justificado pela perda de alguns patrocinadores e a ausência de um brasileiro em destaque na Fórmula 1. Mesmo com público inferior ao das últimas edições, o Grande Prêmio do Brasil, trouxe fortes emoções para a pista do Autódromo de Interlagos, a chuva não deu trégua no dia e o carro de segurança precisou entrar na pista cinco vezes. 

O vencedor do prêmio foi o britânico Lewis Hamilton, em segundo lugar ficou o alemão Nico Rosberg que levou a decisão do prêmio para o Grande Prêmio de Abu Dhabi e fechando o pódio com a terceira colocação o holandês Max Verstappen, que teve uma ascensão incrível na pista de Interlagos, o holandês estava na 14ª posição a 15 voltas do fim da corrida.

Anos 2020

Após o cancelamento do Grande Prêmio do Brasil de 2020 em decorrência da Pandemia de COVID-19 e uma série de incertezas sobre a permanência do evento em Interlagos, o então governador do estado de São Paulo confirmou, em novembro de 2020, a renovação do contrato com a Fórmula 1 até 2025. Entretanto, a corrida realizada em Interlagos passou a ser oficialmente designada de Grande Prêmio de São Paulo.

As melhores temporadas da Fórmula 1 no Brasil

Em 2007, o Grande Prêmio do Brasil registrou a segunda maior audiência entre os eventos esportivos transmitidos para a televisão. O primeiro colocado da pesquisa realizada pela consultoria Initiative Sports Future foi o Super Bowl, jogo final da Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos, com 97 milhões de espectadores, seguido pelo Grande Prêmio do Brasil com 78 milhões de espectadores, 6 milhões a mais que a final da Liga dos Campeões da UEFA com 72 milhões.

Em 2008, pela terceira vez na história e a primeira com um brasileiro, um piloto tem a oportunidade de decidir o título em casa. Felipe Massa guia sua Ferrari rumo ao título que estava garantido até os segundos finais, quando o britânico Lewis Hamilton passou o alemão Timo Glock e assim se tornou o mais jovem campeão da categoria. Por nove vezes, o Grande Prêmio do Brasil foi vencido por um piloto brasileiro.

Em 2013, como já havia acontecido em 2006, o Grande Prêmio do Brasil foi eleito pela FIA como o melhor da temporada.

O GP mais épico do Brasil 

Os fãs brasileiros de automobilismo sabem que o ano de 1991 foi simplesmente épico e inesquecível, quando o país inteiro celebrou a vitória tão sofrida e merecida do ídolo Ayrton Senna, pela escuderia McLaren em 24 de março de 1991, no GP do Brasil, onde o piloto teve uma falha no câmbio de seu carro e pilotou as últimas 7 voltas com apenas a 6ª marcha.  

Uma vitória especial, com o piloto dedicando suas últimas forças para levantar o troféu no pódio e ser ovacionado pelo público brasileiro.

 “Não foi a minha maior vitória, mas a mais sofrida. Ficará guardada na minha memória para o resto da minha vida” – Ayrton Senna, anos depois, referindo-se a esta vitória. 

Tenha a réplica do capacete de Ayrton Senna do GP Brasil 1991 em sua coleção!

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Os investimentos e os impactos financeiros ao longo dos anos

Desde de 2014, o circuito de São Paulo passa por uma grande obra, orçada em R$160 milhões. A finalização da reforma estava prevista para o dia 30 de setembro de 2016, e antecede por pouco a corrida da etapa na temporada do mesmo ano, no dia 13 de novembro daquele mesmo ano. Entre as inovações está o aumento do espaço entre as áreas de convivência e os boxes, para facilitar o trabalho dos mecânicos das escuderias, e o recapeamento de toda a pista e do pit lane (onde é realizado o pit stop). A área do autódromo também conta com um novo centro de imprensa.

Em 2014, o Grande Prêmio do Brasil movimentou R$ 260 milhões, sendo o evento anual com a maior receita turística na cidade de São Paulo. Além disso, a taxa de ocupação nos hotéis da cidade foi de 95%.

Em 2016, O Grande Prêmio do Brasil ficou sob risco de sair do circuito e a etapa apareceu com um asterisco no calendário provisório divulgado pela FIA, havendo assim a dúvida se o GP seria cancelado. Isso pode ter acontecido devido ao prejuízo de R$ 98 milhões causado pela perda dos patrocinadores Petrobras e Shell. Porém, assim que o calendário oficial saiu a edição de 2017 estava confirmada e o Grande Prêmio do Brasil para ser realizado no dia 12 de novembro de 2017.

Nos anos seguintes, o Grande Prêmio do Brasil permaneceu correndo riscos de não acontecer. Segundo Bernie Ecclestone, o prefeito da cidade de São Paulo na época, João Dória, não tinha intenção de gastar dinheiro público para a realização do evento. Ainda segundo Ecclestone, João Dória e outras autoridades brasileiras não consideravam a Fórmula 1 como prioridade, e Dória tinha como objetivo privatizar Interlagos (local onde era realizado o Grande Prêmio do Brasil), tendo proposto a venda a Bernie Ecclestone. Este negou que iria comprar Interlagos, mas fez um prognóstico de que o Grande Prêmio do Brasil ocorreria até 2020, de forma confirmada. Em 2019, a Fórmula 1 confirmou que o Grande Prêmio do Brasil estava sob contrato para ser realizado até a temporada de 2020.

Se você chegou até aqui, você vai se interessar em saber mais sobre algumas curiosidades do GP do Brasil:

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