A categoria da Stock Car é a que mais abrigou pilotos de Fórmula 1 no país.

Passadas as emoções de mais um Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil, em sua marcante edição de 50 anos por aqui, falar de história e da ligação entre a categoria máxima do automobilismo e a Stock Car vem a propósito neste momento.

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Os tipos de carro de corrida

O automobilismo é um esporte dividido em classes e categorias, de acordo com o tipo de equipamento utilizado. Há, basicamente, três tipos de carro de corrida: 

Protótipos

São modelos especialmente projetados para competições; porém, guardando algumas semelhanças com carros de uso normal nas ruas, nos quais se baseiam.

Carros de turismo

Estes, sim, derivados de modelos de produção, como é o caso da Stock Car Pro Series, onde Toyota Corolla e Chevrolet Cruze, semelhantes aos modelos comercializados nas concessionárias, medem forças nas pistas.

Monopostos

Popularmente chamados de “fórmula”, por serem resultado de um projeto exclusivamente dedicado às corridas, sem compromissos estéticos que os assemelham a qualquer modelo normal de produção. Por isso, a alcunha, pois seriam o resultado de uma “fórmula” de engenharia, na qual se enquadram os F1.

Stock Car Pro Series

A Stock Car Pro Series é a categoria de turismo que mais teve e tem pilotos de Fórmula 1 envolvidos, em toda a América Latina, como comentamos no início. 

Nada menos do que 22, que já disputaram a categoria máxima mundial, pilotaram na Stock Car, em diferentes momentos. Desde os pioneiros, Ingo Hoffmann e Raul Boesel, presentes na primeira temporada, em 1979, até os atuais quatro ex-F1 em atividade: Felipe Massa, Nelson Piquet Jr., Ricardo Zonta e o líder na tabela, Rubens Barrichello. Entre eles, Zonta é quem mais provas correu na Stock Car.

Conheça a história de Rubens Barrichello na Stock Car:

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Desses 22 nomes, há também casos de pilotos com apenas uma corrida na Stock Car, como os brasilienses Felipe Nasr, em 2018, e Roberto Pupo Moreno (2005), e do espanhol Jaime Alguersuari, em 2015.

O 12 vezes campeão Ingo Hoffmann, líder em quase todas as estatísticas da categoria, é o piloto com passagem pela Fórmula 1 com mais corridas disputadas na Stock Car. São 332 provas, entre 1979 e 2018 (39 temporadas). O segundo nessa lista, Zonta, soma 254 largadas – porém, em 15 temporadas. O curitibano que defendeu as equipes BAR, Jordan e Toyota na F1, entre 1999 e 2000, é forte candidato a se tornar o ex-F1 recordista de provas na Stock Car, já que, atualmente, as etapas são compostas por duas corridas.

Raul Boesel, com 68 largadas na Stock Car, fez o roteiro inverso. Saiu do Brasil no final de 1979 e disputou duas temporadas de Fórmula 1, em 1982 e 1983, foi campeão mundial de protótipos, em 1987, disputou a Fórmula Indy, entre 1985 e 2002, ano em que conciliava a temporada internacional com a da Stock Car – para onde retornou em 2001.

A presença de pilotos com experiência internacional sempre determinou o alto nível de competitividade da Stock Car Pro Series. Porém, a categoria tem como forte característica a formação de novos pilotos, cuja mescla com os mais experientes proporciona disputas de altíssimo nível técnico, como veremos na Grande Final BRB da Stock Car, que acontecerá, no próximo dia 11 de dezembro, no mesmo autódromo de Interlagos utilizado pela Fórmula 1.