No dia 11 de abril de 1993, Ayrton Senna entrou para a história da Fórmula 1 ao realizar uma das melhores primeiras voltas já vistas em uma corrida. O palco foi o circuito de Donington Park, na Inglaterra, durante o Grande Prêmio da Europa.

A “mágica” de Senna ficou conhecida como a ‘melhor primeira volta da história’, conquistando a vitória merecida e dominante naquele GP da Europa de 1993, quando o brasileiro saiu do quinto lugar para tomar a ponta de Alain Prost em apenas pouquíssimas curvas!

Para ficar por dentro de mais detalhes sobre essa lendária e magistral corrida de Ayrton Senna, aperte o cinto e continue a leitura!

O GP da Europa de 1993 em Donington Park

As discussões sobre quem seria o maior nome da história da Fórmula 1 são intermináveis e passam por diversos quesitos — às vezes subjetivos — que transformam a definição unânime de um único piloto em algo impossível. No entanto, a melhor primeira volta da história da categoria tem nome e sobrenome: Ayrton Senna. No dia 11 de abril de 1993, no GP da Europa disputado em Donington Park, o brasileiro, para variar, fez história.

Foi a única corrida da Fórmula 1 realizada no local, que recebeu uma forte chuva no primeiro dia de classificação. Naquela época, a definição do grid começava na sexta-feira e terminava no sábado. Senna, que buscava alguma maneira de equiparar sua McLaren às potentes Williams de Alain Prost e Damon Hill, torcia para que a água se fizesse presente também durante a prova.

GP da Europa de 1993 em Donington Park: A corrida

No primeiro dia, sob chuva, o brasileiro foi o mais rápido na pista. No entanto, o Sol apareceu no dia seguinte e reforçou as diferenças na ordem de forças, com um 1-2 da Williams — Prost em primeiro, Hill em segundo — e a Benetton de Michael Schumacher em terceiro. Senna saiu em quarto, logo à frente de Karl Wendlinger.

Para se ter uma ideia da dominância da Williams na temporada 1993 da Fórmula 1, o tempo de Prost [1min10s458] foi 1s6 mais rápido que o de Ayrton [1min12s107], e Schumacher, o mais próximo aos carros ingleses na pista, ficou 1s5 atrás [1min12s008].

A princípio, o início da melhor primeira volta da história, curiosamente, não foi bom. Senna destracionou logo na largada e perdeu a quarta posição para o piloto da Sauber, mas engrenou de vez após a virada da curva 1, ultrapassando Schumacher na curva Redgate, passando por Wendlinger entre a Craner e o Old Hairpin, deixando Hill para trás na McLean’s e finalmente assumindo de vez a liderança no Melbourne Hairpin, ao superar Prost!

Imagens são melhores do que palavras para descrever um momento tão épico como este:

Em menos de uma volta, o brasileiro saiu da quinta posição para assumir a ponta! E deixou claro que o domínio não era por acaso. Senna rapidamente começou a abrir distância para os concorrentes, mas o clima incerto fazia com que a vitória fosse um grande ponto de interrogação…

No entanto, como todos já conheciam a superioridade de Ayrton na chuva, os fãs continuaram vibrando e tendo a certeza de que Senna conquistaria mais esta vitória. Com o clima mudando bastante, Prost e Hill sentiram a chuva apertar e optaram por trocar os slicks para os pneus de chuva, enquanto o brasileiro permaneceu na pista. 

A jogada logo se mostrou acertada, com Senna controlando o carro no asfalto molhado até a pista secar. No fim, o piloto da McLaren fez quatro paradas nos boxes, enquanto Prost parou sete vezes e Hill, seis.

Um fato curioso ainda tomou conta da reta final da corrida. Já no fim da prova, Senna ignorou a reta principal e cortou caminho por dentro do pit-lane, que não tinha limite de velocidade na época. Assim, Ayrton — que disse ter consultado a direção de prova antes de realizar o ato — marcou 1min18s029 e anotou a volta mais rápida da disputa!

No fim, Ayrton venceu com 1min23s199 de vantagem para o segundo colocado Hill, em uma corrida que terminou com apenas 11 carros na pista. Além dos dois primeiros, Prost, Johnny Herbert, Riccardo Patrese, Fabrizio Barbazza, Christian Fittipaldi, Alex Zanardi, Érik Comas e Rubens Barrichello completaram o top-10, enquanto Michele Alboreto foi o 11º e último colocado.

🏁 Conheça a incrível história do capacete de Ayrton Senna no GP de Donington Park em 1993 – Sid Special Store!

GP da Europa de 1993 em Donington Park: A maior volta do século

O feito histórico de Senna rendeu ao brasileiro uma homenagem em Donington Park alguns anos depois, com uma placa comemorativa que ressalta “a maior volta do século”. Além disso, o proprietário do autódromo, Tom Wheatcroft, fez questão de adquirir a McLaren de Ayrton usada naquele dia, um modelo MP4/8.

Não há ninguém que possa negar que as ultrapassagens de Senna em tão pouco tempo de corrida foi simplesmente espetacular! Ele mostrou toda a sua habilidade e domínio do carro em condições adversas. Foi um verdadeiro show de pilotagem, que deixou todos os espectadores e os demais pilotos impressionados.

Para muitos fãs da Fórmula 1, a primeira volta de Senna em Donington Park em 1993 é considerada a melhor da história da categoria. Foi um momento mágico e emocionante, que mostrou por que Senna era considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.

🏁 Inclua a réplica do capacete de Senna deste campeonato e de outros em sua coleção também!

GP da Europa de 1993 em Donington Park: As principais curiosidades 

  • Em 1993, a McLaren já não tinha o melhor carro e as Williams sobravam no campeonato. Porém, Senna tinha na chuva a oportunidade para mostrar seu talento.
     
  • Muito tempo depois, Rubens Barrichello revelou ao Projeto Motor que o motivo do abandono não foi um problema na bomba de gasolina, mas sim falta de combustível mesmo, por um erro de cálculo da Jordan. Ou seja, uma falha humana de terceiros impediu o que seria um histórico pódio com Senna e Barrichello, que na primeira volta pulou de 12º para quarto!
  • Pela terceira vez em três corridas em 1993, Michael Andretti teve problemas na primeira volta. Na África do Sul, o carro ficou parado no grid, e o americano saiu com atraso, enquanto no Brasil ele bateu na primeira curva após a largada e um toque com Gerhard Berger, e em Donington, houve um choque com Karl Wendlinger. Andretti só marcaria sete pontos no ano e seria demitido após o GP da Itália.
  • Numa corrida com muitas variáveis meteorológicas e estratégicas, Michael Schumacher decepcionou. Com a Benetton, andou apenas em quinto e sexto e saiu da pista logo depois de colocar os pneus slicks pela primeira vez.
  • A extraordinária primeira volta de Ayrton Senna foi a “grande volta do século” e ganhou placa em Donington Park na porta do museu que lá existia.
  • Depois de receber a chance de sediar um GP de F1 em cima da hora após a saída do México do calendário, Donington Park jamais voltaria a receber uma corrida da categoria. O autódromo inglês, cujo proprietário era o construtor civil Tom Wheatcroft, não tinha uma estrutura das mais amplas para receber a F1, mesmo para aquela época. 

🏁 Se você é piloto, ou gostaria de ser, tenha o seu capacete personalizado e assinado pela grife Sid Special Paint!

Desde 1973 transformamos capacetes em arte.

A Sid Special Paint é uma grife mundialmente conhecida na pintura e personalização de capacetes, carros, motos e miniaturas.

Nossa grife já pintou milhares de capacetes ao longo dos anos e muitos dizem que nossa assinatura trás muita sorte nas pistas pelo mundo afora! Estivemos juntos em momentos muito importantes na carreira de grandes pilotos.

Saiba mais sobre a nossa história e venha bater um papo com a nossa equipe!