No dia 30 de março de 1980, Nelson Piquet conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP do Oeste dos Estados Unidos – Long Beach (West USA) de 1980, com sua Brabham-Ford/Cosworth. 

A vitória encerrou um período de 5 anos sem vitórias brasileiras na F1, e ainda teve Emerson Fittipaldi completando o pódio com sua Fittipaldi-Ford/Cosworth. 

Confira mais curiosidades sobre essa memorável e especial corrida que teve a sua transmissão pela TV Bandeirantes.

As principais curiosidades sobre a primeira vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1

Em 1980, Piquet chegou em segundo no Grande Prêmio da Argentina e obteve sua primeira vitória na categoria no Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos, no circuito de rua de Long Beach, no dia 30 de março.

#1 – Foram cinco anos sem vitórias na Fórmula 1

No início da temporada de 1980, o Brasil vivia um período de seca de vitórias na Fórmula 1, desde que Emerson Fittipaldi saiu da McLaren para fundar a Fittipaldi. Eram cinco anos sem triunfos, que foi encerrado em 30 de março de 1980 com Nelson Piquet.

#2 – A eterna tentativa da F1 de popularizar o esporte nos Estados Unidos

Naquele final de semana seria realizado o GP dos Estados Unidos – Oeste, disputado no tradicional circuito de Long Beach, Califórnia, que hoje recebe a Indy.

Era a quinta edição do GP, que representou uma das muitas tentativas da F1 de popularizar a categoria no país. Para a organização do campeonato, a realização de mais de uma etapa por ano lá era a melhor alternativa para atingir seu objetivo.

Naquela época, a F1 já tinha no calendário o GP dos Estados Unidos, que era realizado no circuito de Watkins Glen. Mas a prova aconteceu na parte final da temporada. Ainda na década de 1980, a F1 tentou acrescentar uma terceira corrida anual nos Estados Unidos, que seria realizada nas ruas de Nova York. Apesar de tentar por três anos consecutivos, o GP acabou nunca saindo do papel.

Foto aérea do Circuito de Watkins Glen

#3 – Em ascensão, Piquet teve um final de semana dominante em Long Beach

Piquet estava apenas em seu terceiro ano na F1, na segunda temporada completa correndo pela Brabham. Long Beach era a quarta prova da temporada, e Piquet já vinha com bons resultados nas primeiras etapas de 1981.

Apesar de não ter terminado o GP do Brasil, havia conquistado seu primeiro pódio na F1 no GP da Argentina, prova que abriu a temporada. Além disso, foi o quarto colocado no GP da África do Sul, em Kyalami.

Na classificação, feita no dia anterior, Piquet já havia mostrado aos rivais que estava com um carro acertado, fazendo a pole position com um tempo quase um segundo mais rápido que o do segundo colocado, René Arnoux.

Na corrida, Piquet manteve seu domínio, largando bem e disparando, sem ser ameaçado durante toda a corrida. Ao final das 80 voltas, ele foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, em uma de suas 23 vitórias em sua carreira na F1, que culminou com três títulos mundiais.

#4 – A transmissão com Galvão, mas em outra emissora

Quem acompanhou a transmissão do GP aqui no Brasil, assistiu com a narração de Galvão Bueno e comentários de Gil Ferreira, mas com uma diferença: naquela temporada, era a TV Bandeirantes que detinha os direitos de transmissão da categoria. Em vídeos disponíveis no YouTube, é possível relembrar (ou conhecer para os mais novos) como foi o momento.

Nos metros finais, Galvão comemora não apenas a primeira vitória de Piquet, mas também a primeira conquista de um brasileiro na F1 em cinco anos, desde a vitória de Fittipaldi no GP da Inglaterra de 1975.

“Você, evidentemente em todo o Brasil, torcendo, entusiasmado com a perspectiva de vitória de Nelson Piquet (…) Nelson Piquet se aproximando da vitória consagradora. E aí está, a bandeirada para Nelson Piquet e o Brasil ganhando. Depois de cinco anos, o Brasil ganha na Fórmula 1. Em 1975, em Silverstone, foi a última. (…) E aí está ele, inteiramente emocionado, ele parou o carro depois de receber a bandeirada. E a emoção toma conta de Nelson Piquet”.

Galvão Bueno

#5 – Emerson no pódio e a passagem de bastão

O GP em Long Beach também é histórico para Emerson Fittipaldi, que terminou a prova em terceiro. O bicampeão da F1 subiu ao pódio pela última vez naquela prova, a bordo de sua Fittipaldi. Era a segunda vez que Emerson ia ao pódio com o carro de sua equipe, após o segundo lugar no GP do Brasil de 1978.

No pódio, Emerson parabenizou Piquet e ambos os pilotos tiraram fotos juntos, o que foi visto como uma passagem de bastão, do bicampeão para o novato que seria o destaque brasileiro na categoria nos anos seguintes.

O vice-campeonato de 1980 e os números de Piquet

Com a vitória, Piquet saiu de Long Beach empatado com René Arnoux na liderança do campeonato, com ambos somando 18 pontos. Ao longo daquele ano, somou ainda outras duas vitórias, na Holanda e na Itália, e outros três pódios, na Argentina, Grã-Bretanha e Mônaco, mas não foi o suficiente para bater o australiano Alan Jones, que terminou como campeão daquele ano.

Mas a performance ao longo de 1980 foi suficiente para colocar Piquet como um dos grandes nomes daquele período. No ano seguinte, conquistou seu primeiro título mundial, após uma grande batalha contra Carlos Reutemann e o próprio Alan Jones. O brasileiro terminou em 1981, um e três pontos à frente dos dois pilotos, respectivamente.

Piquet ainda foi campeão em 1983 e 1987, deixando seu nome na história da categoria, com grandes números. Das 14 temporadas que disputou, entre 1978 e 1991, venceu em 10 delas, totalizando 23 vitórias e 24 pole positions em uma carreira de 208 GPs disputados.

🏁 Lançamento oficial dos capacetes colecionáveis e autografados do Tricampeão Nelson Piquet!

Foi dada a largada: Estão disponíveis para compra as réplicas dos capacetes do Tricampeão de Fórmula 1, o nosso grande ídolo brasileiro, Nelson Piquet!

Serão disponibilizadas as 3 versões dos capacetes mais importantes de toda a carreira de Piquet na F1, representando as suas maiores conquistas na categoria: A Primeira Vitória em 1981, o Bicampeonato em 1983 e o Tricampeonato em 1987! 🏆

Garanta já a sua réplica oficial, pois são apenas 33 peças de cada ano! Todas são assinadas por Nelson Piquet, acompanhando o Certificado de Autenticidade, o qual comprova que a pintura da réplica segue o mesmo padrão artístico e artesanal dos capacetes produzidos para o piloto Nelson Piquet em toda sua trajetória no automobilismo.

Acesse a página dos capacetes oficiais de Piquet e escolha o seu preferido para incluir esta icônica obra em sua coleção!

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o legado de Nelson Piquet no mundo do automobilismo:

👉 A história de Nelson Piquet na Fórmula 1 – Parte 1 – Sid Special Store 

👉 A história de Nelson Piquet na Fórmula 1 – Parte 2 – Sid Special Store 

👉 A história de Nelson Piquet na Fórmula 1 – Parte 3 – Sid Special Store 

Aproveite e assista ao episódio sobre a história do aclamado capacete de Nelson Piquet!

Alan Mosca conta mais uma grande saga da história da Sid Special Paint, desta vez sobre um piloto super especial que é considerado uma lenda na história do automobilismo mundial: O Mestre Brasileiro Tricampeão de Fórmula 1: Nelson Piquet – o nosso grande Nelsão! 🏆

🏁 Se você é piloto, ou gostaria de ser, tenha o seu capacete personalizado e assinado pela grife Sid Special Paint!

Desde 1973 transformamos capacetes em arte.

A Sid Special Paint é uma grife mundialmente conhecida na pintura e personalização de capacetes, carros, motos e miniaturas.

Nossa grife já pintou milhares de capacetes ao longo dos anos e muitos dizem que nossa assinatura trás muita sorte nas pistas pelo mundo afora! Estivemos juntos em momentos muito importantes na carreira de grandes pilotos.

Saiba mais sobre a nossa história e venha bater um papo com a nossa equipe!