Para quem é apaixonado pelo mundo do automobilismo, sabe que o GP da Áustria tem uma longa tradição e continua a ser uma das etapas mais emocionantes do campeonato de Fórmula 1.
Neste artigo você irá ficar por dentro das principais curiosidades e fatos para que você possa assistir a grande corrida no Red Bull Ring, localizada na pequena cidade de Spielberg, com ainda mais conhecimento, confira!
As 14 curiosidades sobre o GP da Áustria
- O primeiro Grande Prêmio da Áustria ocorreu em 1964, no circuito de Zeltweg, conhecido como Österreichring. No entanto, o circuito mais conhecido atualmente é o Red Bull Ring, em Spielberg, que sediou corridas de Fórmula 1 desde 1970.
- O circuito de Spielberg já passou por várias mudanças e renomeações ao longo dos anos. Originalmente chamado de Österreichring, ele foi renomeado para A1-Ring em 1997, quando passou por uma reforma completa. Mais tarde foi adquirido pela Red Bull e recebeu o nome atual, Red Bull Ring.
- A pista de Österreichring foi conhecida por ter muitas curvas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta. Muitos consideraram Österreichring perigoso, especialmente a “Boschkurve”, uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape. Tragicamente, o estadunidense Mark Donohue morreu após bater na curva “Hella-Licht” em 1975. Sabe-se também que o tetracampeão do mundo, Alain Prost, disse frequentemente que todas as pistas poderiam ser modificadas, mas que o Österreichring deveria permanecer intocado, apenas adicionando áreas de escape para maior segurança.
- Em 1975, o piloto suíço Jo Siffert sofreu um acidente fatal durante uma corrida de Fórmula 1 no circuito de Österreichring. O acidente ocorreu na curva Vost-Hugel, agora chamada de curva Jo Siffert, em sua homenagem.
- A Red Bull Ring é a quarta pista mais curta do cronograma, depois de Mônaco, México e Brasil.
- Niki Lauda é o único piloto austríaco a vencer o GP da Áustria. Lauda venceu em 1984, ano em que conquistou seu terceiro e último Campeonato Mundial.
- Em 2021, Max Verstappen estabeleceu um novo recorde de mais vitórias na Áustria. Verstappen conquistou sua quarta vitória no país em 2021. Alain Prost detinha o antigo recorde de mais vitórias austríacas, tendo conquistado sua terceira vitória no Grande Prêmio da Áustria em 1986.
- Apenas um brasileiro venceu o GP da Áustria em 34 edições: Emerson Fittipaldi, com a Lotus, em 1972. Nelson Piquet (Brabham e Williams) foi segundo em 1984 e 1987. Ayrton Senna (Lotus) foi segundo em 1985, e Rubens Barrichello (Ferrari) foi segundo em 2002, após o famoso jogo de equipe;
- A Áustria é o país de origem da equipe Red Bull Racing, uma das equipes mais bem-sucedidas na Fórmula 1 nas últimas décadas. A equipe conquistou várias vitórias no Grande Prêmio da Áustria desde sua criação.
- Em 2004, um ano após a pista sair do calendário da Fórmula 1, iniciou-se um projeto de reforma completa das instalações para poder voltar a sediar a categoria. No entanto, os proprietários do circuito mudaram de ideia e após destruírem toda a área dos boxes, boa parte das arquibancadas e parte do circuito, o projeto de reconstrução foi abandonado. No entanto, em 2011, sete anos após a inativação do circuito, a Red Bull optou por retomar o projeto e reconstruir a pista e todas as demais instalações que haviam sido destruídas em 2004, como a área dos boxes e as arquibancadas, gastando R$ 211,7 milhões.
- Em Maio de 2011, houve a reinauguração da pista, rebatizada com o nome Red Bull Ring. Nesse ano, o circuito recebeu corridas do DTM, Fórmula 2, Fórmula 3 e a primeira rodada dupla em Red Bull Ring na GP2 Series além de Fórmula Renault e outros campeonatos menores de automobilismo.
- Com 63,4 metros de diferença de altitude, o Red Bull Ring tem a segunda maior variação nesta temporada, atrás apenas de spa-francorchamps, com 102,2 metros;
- Uma das corridas mais memoráveis na história recente do Grande Prêmio da Áustria aconteceu em 2019, quando houve um duelo emocionante entre Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari. Os dois pilotos se envolveram em uma batalha intensa, com Verstappen emergindo como vencedor.
- Em 2002, a Ferrari instruiu Rubens Barrichello a abdicar da liderança para Michael Schumacher. Isso causou grande polêmica e a FIA multou a empresa em US$ 1 milhão. Os regulamentos foram então alterados para que as ordens da equipe não pudessem afetar os resultados da corrida.