Se você é iniciante no kart e está planejando praticar as habilidades na pista, acompanhe este artigo até o final, pois traremos 4 técnicas de kart fundamentais que vão te ajudar a não cometer erros bobos, e claro, criar ótimas disputas e chegar na frente!
Vamos lá?
Técnicas de kart #1: Slow in, fast out
Significa que você deve entrar um pouco mais devagar quanto você gostaria de entrar na curva e sair rápido.
Muita gente pensa erroneamente que, quanto mais rápido você entrar numa curva, mais tempo você vai ganhar, quando na verdade entrar rápido na curva significa passar do limite, perder a aderência das rodas do kart no chão e perder parcialmente a direção do kart, tendo que reposicionar o mesmo para depois voltar a acelerar, ou mesmo ganhar velocidade.
Deu para entender que só de você acelerar muito na curva você terá mais perdas do que ganhos na sua corrida, né?
Então ao invés de entrar muito ansioso nas curvas, capriche um pouquinho mais no freio e na aproximação da curva, freando antes da curva enquanto estiver com o kart na reta, apontando a frente do mesmo para a direção certa um pouquinho antes. É neste momento que você antecipa a retomada no acelerador, ganhando embalo na saída de curva.
É nesse embalo na hora certa da saída de curva que vai fazer você ganhar tempo, inclusive ganhar posições.
É justamente entendendo o significado da técnica “Slow in, fast out” que você evita o maior erro dos pilotos novatos de kart de aluguel, chamado “Overdriving”, em outras palavras, exagerar na velocidade na entrada das curvas.
Técnicas de kart #2: Tangência tardia
Esta é uma técnica não tão básica quanto a primeira, pois requer um pouco mais de treino.
Quando pensamos em contorno de curva de uma pista, imediatamente pensa-se no princípio de tangência – fora / dentro / fora, conforme mostra a imagem abaixo:
Esta forma de contornar curvas é o básico do básico, isto é, bê-a-bá da pilotagem. Mas o que você talvez não saiba é que o ponto de tangência da curva não precisa ser necessariamente no meio da curva.
Se você virar um pouquinho antes, por exemplo, vai passar na tangente de maneira antecipada e vai atrapalhar um pouquinho a saída de curva, porque o espaço na saída vai ficar mais apertado (exemplo figura 1). E se você virar o volante um pouco mais tarde do que o normal, vai ter o que chamamos de “tangência tardia”, que por sua vez tem um efeito muito positivo por antecipar a sua reta de saída, conseguindo acelerar mais antecipadamente (exemplo figura 2).
É através da técnica da tangência tardia que você consegue fazer uma outra, a chamada “técnica de ataque do volante”, que consiste em dar uma primeira virada mais forte no volante, o que permite retomar o pé no acelerador um pouco antes, e ainda te ajuda a descobrir alguns décimos escondidos no traçado.
Mas atenção: essa técnica não funciona em curvas de raio muito grande, e sim em curvas menores, mais curtas.
Técnicas de kart #3: Jogo de corpo
Se você já tem o contorno de curva sempre na velocidade certa, e se você contorna as curvas combinando ataque de volante com a técnica da tangência tardia como acabamos de mencionar, você está pronto para colocar em prática a técnica #3 – Jogo de corpo!
Todo kart para contornar bem uma curva precisa torcer um pouquinho chassi – é com essa torção que ele permite que a frente do kart sempre obedeça aos comandos do volante. Porém, o chassi do kart de aluguel é sempre bem durinho com o objetivo de quebrar menos. Por isso, nem sempre o kart de aluguel vai te obedecer direitinho nas curvas.
Sabendo disso, uma boa técnica para ajudar o kart a torcer o chassi é você inclinando o corpo do lado de fora da curva (e não pra dentro). No kart, a inclinação é o contrário da moto, ou seja, você precisa se inclinar para fora para contribuir com a torção do chassi.
E essa inclinação deve ser sempre proporcional ao volante, ou seja, quanto mais você virar o volante, maior será a sua inclinação, quanto menos virar o volante, menor será a inclinação do seu corpo.
[Bônus] Técnicas de kart #4: Inclinação diagonal
Essa é uma técnica que vai te ajudar muito caso você pegue um kart ruim para pilotar!
Essa inclinação também tem efeito se for realizada na diagonal. Quem pratica kart de aluguel sabe que ora ele está bom, ora está ruim, portanto você pode inclinar o seu corpo na diagonal para equilibrar o excesso do kart.
Imagine um kart virando para a esquerda, e conforme você vira o kart, o kart sorteado no dia para você está sempre deixando a frente escorregar, então além do jogo de corpo para fora do volante, você pode se inclinar um pouquinho para frente, colocando um pouquinho mais de peso na dianteira do kart, amenizando o problema e o excesso de perda de frente do kart.
É importante dizer que, nem sempre você conseguirá anular este defeito só com a inclinação, mas essa técnica ajuda sim a diminuir este problema, e até mesmo pode salvar uma corrida péssima e transformá-la em uma corrida com ótimas disputas.
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