Para você que está iniciando na categoria, preparamos um guia dos principais erros no kart e o que não fazer para ser um piloto de sucesso!

Ninguém pode negar que o kart é um dos poucos esportes mais emocionantes que existem. Não só a competitividade, como a diversão é garantida em todas as vezes que temos a oportunidade de acelerar o máximo possível nas pistas. 

E, obviamente, pilotar um kart é bem diferente do que dirigir um carro comum na rua, e existem alguns erros bem frequentes que acabam dificultando chegar às altas velocidades. Se você conseguir evitar essas pegadinhas, pode ter certeza que seus colegas ficarão para trás. 

Então, bora conhecer os principais erros no kart para evitá-los e ter sucesso nas pistas!

Mas afinal, o que é um kart indoor?

O kart indoor é de uma maneira geral um equipamento que foi feito para diversão e não para competição. O principal objetivo dele é ter a maior durabilidade possível para que o seu dono tenha o retorno sobre seu investimento através das locações que faz para nós, pilotos de kart indoor.

Qual a diferença das pistas indoor e outdoor no kart?

Pistas “indoor” são aquelas pistas fechadas, cobertas, geralmente montadas em estacionamentos de shoppings ou em galpões. Já o “outdoor” refere-se a kartódromos profissionais, como por exemplo, o Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

Erros no kart #1: Movimentar as mãos sobre o volante

Ao contrário do carro, o kart tem um volante bastante sensível, portanto mantenha sempre suas mãos na posição dos ponteiros do relógio “quinze para as três”. Assim, você terá um controle mais preciso sobre o kart e vai conseguir corrigir eventuais escapadas com mais rapidez.

Erros no kart #2: Pisar no freio suavemente

O freio no kart fica apenas nas rodas traseiras, ou seja, se você frear do jeito que freia com seu carro não vai dar certo. O melhor jeito de brecar o kart é fazendo simplesmente o contrário: você deve dar uma bela pisada no pedal até ele quase travar, e conforme vai chegando no ápice da curva, você vai tirando o pé aos poucos.

Erros no kart #3: Entrar na curva antes da hora

Tem uma coisa que acontece bastante não só com os novatos, mas também com os mais experientes: entrar na curva antes da hora. Se você se deparar com uma bela escapada na saída da curva ou, se achar que está perdendo velocidade, tente tirar um pouco o pé antes de virar e procure pelo apex (linha ideal para contorno de curva) um pouco mais para frente.  Se você entrar certo, vai conseguir fazer o apex mais rápido, sem escapar na saída.

🏁 Veja aqui algumas técnicas importantes para se dar bem no kart, inclusive nas curvas!

Erros no kart #4: Esquecer de usar a pista inteira

O traçado de um circuito de corrida é definido pelas linhas brancas e pelas zebras. E seu uso é liberado! Utilize cada centímetro da pista para ir mais rápido. Quanto mais rápido você conseguir fazer cada curva, usando os limites do circuito, mais fácil será atingir velocidades mais altas. Use o máximo da pista que puder!

Erros no kart #5: Virar o volante de forma agressiva

No kart, a precisão é a chave da velocidade e fazer os movimentos com suavidade tornam as coisas muito mais fáceis. Muitos pilotos inexperientes viram o volante com tudo e, muitas vezes, acabam saindo de frente – manobra conhecida como understeer, quando o kart entende que é para ir reto. Ao virar o volante do kart, faça de forma suave e gradativa, assim você evitará surpresas desnecessárias.

Uma boa dica: Imagine que tem um copo d’ água no kart e você não pode deixá-lo cair.😉

Erros no kart #6: Não olhar o suficiente para frente

Sentar em um kart pela primeira vez pode dar uma sensação estranha. Isso acontece porque os karts são colados no chão, fazendo parecer que tudo está bem mais rápido. As pessoas costumam “compensar” isso olhando somente para poucos metros à frente. Como regra, olhe sempre para um estágio à frente de onde você estiver. Basicamente, é igual ao que você faz na estrada. Tente enxergar o mais distante possível.

Erros no kart #7: Tentar sair do traçado

O circuito de kart pode intimidar um pouco aqueles que estão começando. E isso piora quando começam a aparecer pilotos experientes passando por você em velocidades que se parecem com as da Fórmula 1. 

Primeiro lembre-se de que eles estão praticando suas habilidades na pista há mais tempo, e nada impede que você chegue no mesmo patamar com muita prática! Até isso acontecer, ignore os karts rápidos que passarem por você. É muito mais seguro concentrar-se na sua própria pilotagem e deixá-los encontrar seu próprio caminho. Assim, você será mais previsível e mais fácil de ser ultrapassado. Além disso, poderá descobrir onde você está perdendo tempo para eles.

Não se esqueça: ser um piloto rápido está totalmente ligado a pilotar melhor e não pilotar de forma mais forte. Portanto, tente conter sua animação quando chegar no circuito e faça sua velocidade crescer gradativamente. 

🏁 Tenha o seu capacete personalizado e assinado pela grife Sid Special Paint!

Desde 1973 transformamos capacetes em arte.

A Sid Special Paint é uma grife mundialmente conhecida na pintura e personalização de capacetes, carros, motos e miniaturas.

Nossa grife já pintou milhares de capacetes ao longo dos anos e muitos dizem que nossa assinatura trás muita sorte nas pistas pelo mundo afora! Estivemos juntos em momentos muito importantes na carreira de grandes pilotos.

Saiba mais sobre a nossa história e venha bater um papo com a nossa equipe!