Ser um piloto profissional de automobilismo requer dedicação, treinamento e experiência. Para começar, é importante procurar um instrutor certificado de corrida de carros. Um instrutor especialista e experiente poderá ajudar a desenvolver suas habilidades, ensinando-lhe tudo o que você precisa saber sobre pilotagem.
Todos os interessados, sejam eles experientes ou iniciantes, que desejam se tornar pilotos profissionais, precisam filiar-se às entidades máxima do esporte CBA e FASP, para que possam participar de competições e treinos oficiais.
Para saber detalhes sobre como se tornar um piloto profissional no automobilismo, como se filiar à CBA e muito mais, continue lendo este artigo.
Como participar de competições oficiais do automobilismo?
Após se filiar à CBA e FASP, como mencionamos acima, e depois de aprender os fundamentos da pilotagem, você deve procurar competições para participar dentro da categoria automobilística que mais gosta.
Existem campeonatos de automobilismo em todo o mundo, e você pode começar com níveis menores para ganhar experiência. Quanto mais você participa de corridas, mais você pode melhorar e otimizar suas habilidades.
É importante também que você trabalhe em parceria com outras pessoas neste setor, como mecânicos e outros pilotos, e também com marcas que possam patrocinar e ser parceiro de sua carreira em troca de visibilidade e propaganda, expandindo as conexões de ambos os lados.
É importante também que você esteja sempre pronto para melhorar suas habilidades, de modo que fique sempre fora da sua zona de conforto. Para se inspirar, procure assistir a corridas de outros pilotos, ler material de referência, procurar novas tecnologias e atualizar seus conhecimentos sempre que possível. Quanto mais você se dedicar à pilotagem, mais chance terá de se tornar um piloto profissional de automobilismo reconhecido mundialmente.
O que é CBA?
A Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, é a associação máxima federal de administração do desporto do automobilismo e foi fundada em 7 de setembro de 1961.
A CBA é filiada à Federation Internacionale de l’Automobile, FIA (Federação Internacional do Automóvel), e é uma associação civil de caráter social e técnico desportivo.
Entre os principais objetivos da CBA está o compromisso de dirigir, difundir e incentivar no País a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas e, desde que credenciada, desenvolver as atividades ligadas ao turismo, trânsito e transportes.
Cabe à CBA coordenar o complexo técnico desportivo do automobilismo brasileiro, que é regulado por normas nacionais e internacionais e pelas regras de prática desportiva que deverão ser aceitas por todos que façam parte do sistema desportivo nacional do automobilismo, na forma da Lei 9.615 de 24 de março de 1998.
Como se filiar à CBA?
Para ser um piloto filiado, é necessário realizar o seu cadastro com alguns documentos pessoais, como:
- Cópia do RG e CPF;
- Cópia da Carteira de habilitação (CNH);
- Exame médico de aptidão;
- Termo de responsabilidade padrão, para menores de 18 anos;
- Diploma de Escola de Pilotagem, para os pilotos iniciantes, que pretendem tirar carteira de piloto graduado B;
- Pagamento da Taxa FASP/CBA para o ano em curso.
Existem algumas empresas específicas que ajudam a intermediar todo o processo da filiação.
Quanto custa para se filiar à CBA?
O valor mínimo para inscrição é de R$ 700,00 (setecentos reais) para todas as modalidades.
Qual é o salário de um piloto de carro?
Ao contrário do que alguns acham, a faixa salarial de um Piloto de Competição Automobilística não é alta. A média do nosso país fica entre R$ 1.825,38 e R$ 3.278,08, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.
Pilotos da Fórmula 1 e seus salários
Ao contrário dos pilotos gente como a gente, os da Fórmula 1 estão em outro padrão, inclusive quanto aos seus salários. De acordo com o site Racefans, o piloto mais bem pago da temporada 2021 foi Lewis Hamilton, da Mercedes. O salário anual dele é de aproximadamente US$ 30 milhões, valor que apesar de alto, apresenta uma redução de US$ 10 milhões em relação ao ano anterior.
Em seguida, Max Verstappen, principal aposta da Red Bull Racing, com US$ 25 milhões, e Fernando Alonso, que voltou à Fórmula 1 pela Alpine com um salário anual de US$ 20 milhões.
Na parte mais baixa da lista, estão os pilotos das equipes Williams e Haas, com um milhão de dólares por ano, cada, Antonio Giovinazzi, piloto da Alfa Romeo, com US$ 1 milhão e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, com US$ 0,5 milhão.
A diferença de salários na Fórmula 1 se deve a um fato que influencia toda a vida de um piloto: o patrocínio. A Mercedes e Red Bull se destacam com patrocínios e acumulam vitórias ao longo do tempo. Enquanto isso, equipes com orçamentos menores tendem a ficar no meio ou no fim da tabela de classificação e têm orçamentos que podem chegar a menos da metade do registrado pelas equipes líderes.
Quanto custa a carteira de piloto de corrida?
Cada temporada da Fórmula 4 tem um custo aproximado de R$ 1.9 milhões de reais por temporada. Partindo do princípio que os pilotos ficam no mínimo duas temporadas para conseguir vitórias significativas para subir de categoria, então serão mais dois anos ao custo de pelo menos R$ 3.8 milhões.
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