Stock Car é uma categoria de automobilismo brasileiro de grande porte, criada em 1979, com o objetivo de competir contra outros pilotos em um circuito, usando habilidade e tática para vencer a corrida, para claro, dedicar toda essa adrenalina aos fãs do esporte!
Muitos fãs brasileiros de automobilismo amam tanto a categoria, que chegam a sonhar em também se tornar um piloto da Stock Car – sonho este totalmente possível de se concretizar!
E se você é um desses fãs que quer saber como se tornar um piloto da Stock Car, este artigo foi feito especialmente para você.
Mas antes, conheça as principais curiosidades e informações sobre a Stock Car
Uma curiosidade interessante sobre a Stock Car é o fato de que ela é a única categoria de automobilismo do mundo em que todos os carros possuem o mesmo motor.
Outra curiosidade é que as corridas da Stock Car são disputadas em circuitos permanentes, como o Autódromo de Interlagos, e também em temporadas itinerantes, como a Fórmula Indy.
Além disso, a Stock Car é considerada uma das categorias de automobilismo mais acessíveis do mundo, pois os custos de manutenção dos carros são geralmente baixos, comparados às outras categorias.
Objetivo da Stock Car
Se você acha que o objetivo da Stock Car é somente chegar nas primeiras posições ou vencer, se enganou, apesar da premiação ser muito importante tanto para as equipes como para os pilotos. Mas outro objetivo fundamental da Stock Car é testar a capacidade do mecanismo dos carros para entregar à população automóveis, com mais resistência e segurança. Já parou para pensar nessa estratégia?
E como isso acontece?
Durante a corrida da Stock Car, os pilotos levam os carros e os equipamentos automobilísticos ao desempenho máximo. A partir daí, as informações obtidas sobre motor, potência, segurança e aerodinâmica são repassadas para as fábricas de carros populares. Assim, as melhorias são implementadas nos carros convencionais que posteriormente serão ofertados e comercializados para o cidadão comum.
Potência e desempenho dos carros da Stock Car
O carro de corrida da Stock Car, tem 500 cavalos de potência, enquanto um carro popular não chega a 200 cavalos. Na última etapa, por exemplo, um dos carros de corrida patrocinado pela WebContinental, ultrapassou 200 km/h, o que exige muita potência do motor!
Além disso, o motor e o câmbio são desenvolvidos especialmente para a competição. Dessa forma, dentro da categoria Pro Series, todos os carros possuem esta estrutura semelhante, justamente para manter a igualdade entre os carros.
A ideia é que não haja um excesso de disparidade entre os carros, para manter a equiparidade no desafio. Assim, os pilotos competem de uma maneira justa, onde o diferencial será a desenvoltura e as habilidades do competidor.
Estrutura física do carro da Stock Car
As laterais do carro de competição são iguais às de um modelo Chevrolet Cruze. Porém, tanto a frente quanto a traseira do carro de corrida lembram o mesmo formato de carros populares, mas eles possuem algumas diferenças em relação ao material. Para dar mais segurança ao piloto em momentos de toque ou acidentes, a parte traseira e dianteira do carro são feitas com fibra.
Outro motivo para este material ser utilizado na fabricação do carro, é que ele é mais leve do que os materiais convencionais. Dessa forma, o carro de corrida se torna cada vez mais competitivo, mesmo que esta característica seja igual entre os carros da categoria. Afinal, a Stock Car visa o equilíbrio da competição, onde o grande diferencial é o ajuste fino e a capacidade do piloto, como citado anteriormente.
Freios potentes para a segurança de todos
Seja na estrada, ruas da cidade ou pistas de corrida, os freios são o item mais importante de qualquer tipo de automóvel. Afinal, os freios são indispensáveis na hora de dirigir ou pilotar, além de evitar choques e acidentes. Portanto, este item é muito mais importante do que o acelerador, independente da situação.
Pensando em preservar a segurança do piloto, o carro de corrida da Stock Car é desenvolvido com este propósito. Inclusive a próxima corrida que será realizada no Circuito do Autódromo Velocitta, terá retas muito extensas, onde os freios precisam trabalhar perfeitamente no momento das curvas, que por sinal são bem fechadas.
Por isso, as equipes precisam estar atentas ao sistema de freios. Até mesmo as pastilhas e discos de freio são fabricados exclusivamente para o modelo de carro corredor. E tudo isso acontece nas fábricas da Fras-le e Fremax, que desenvolvem freios para carros populares. Sendo assim, a frenagem utilizada nos carros da Stock Car, também está presente nos carros convencionais, levando maior segurança para as pessoas.
O motor da Stock Car Brasil
A Stock Car Pro Series desenvolve um projeto que mudará radicalmente o carro-padrão da categoria, receita adotada em 2003 e que contempla chassi tubular e motor V-8.
Esse equipamento será substituído por outro motor de combustão interna, mas de quatro cilindros em linha com turbo carregador. O chassi inédito está em fase intermediária de projeto por uma empresa especializada e cujo nome é guardado a sete chaves.
De acordo com Fernando Julianelli, executivo-chefe da Vicar, empresa que promove o campeonato da categoria, a decisão de colocar o novo carro na pista ainda não está definida: “Esperamos poder lançar o novo carro em 2023, mas essa data não está confirmada.”
Quanto custa competir na Stock Car?
Diante da nova regra, o orçamento de uma temporada na Stock Series vai custar a partir de R$ 350 mil. Fernando Julianelli, CEO da Vicar, salientou o impacto que uma redução considerável para bancar um ano na categoria de acesso à Stock Car pode ser positiva para os pilotos.
Qual o melhor piloto da Stock Car?
De acordo com a tabela do campeonato após a 3ª etapa de 2022, Daniel Serra se encontra em primeiro lugar com 99 pontos, seguido de Gabriel Casagrande (98 pontos), Thiago Camilo (78) e Ricardo Maurício (74).
Afinal, como se tornar um piloto da Stock Car?
Para qualquer interessado e aspirante que deseja se tornar um piloto, em caráter oficial, e possa participar de treinos e competições oficiais, é necessário filiar-se à entidade máxima do esporte, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) no estado de SP.
Para cada modalidade há uma Carteira de Piloto específica, que é conquistada pelo número de provas e vitórias dos pilotos, e por testes de conhecimento.
Além disso, os competidores são avaliados na pista. Seja quando estão treinando ou nas provas, os comissários avaliam se estão rodando demais ou se o carro muda de trajetória na reta, por exemplo.
Para se filiar é necessário também pagar uma anuidade que dá direito ao seguro de saúde durante as competições, assegurando o piloto contra invalidez, óbito e eventuais despesas médicas.
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