Foram seis anos e oito meses de jejum, ou 109 Grandes Prêmios desde a última vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1 até a primeira consagração de Rubens Barrichello na categoria!
Há 22 anos, a pista de Hockenheim foi palco de um momento importante para a história do automobilismo brasileiro. No dia 30 de julho de 2000, Rubens Barrichello venceu pela primeira vez uma corrida na Fórmula 1.
A belíssima conquista do então piloto da Ferrari, alcançada no circuito alemão de Hockenheim, já completa 22 anos. E para celebrar tanta história, separamos alguns fatos envolvendo o brasileiro naquele GP da Alemanha. Confira:
1. O GP da Alemanha de 2000 foi o de número 124 da carreira de Barrichello. Na ocasião, ele se tornava o piloto que demorou mais tempo para vencer uma corrida na F1. Esse recorde foi tomado por Mark Webber, que levou 130 GPs até a primeira conquista.
2. O piloto da Ferrari liderou apenas dez das 45 voltas do GP da Alemanha. Mika Hakkinen, segundo colocado na prova, foi quem mais andou na frente, com 33 giros.
3. Um problema elétrico na Ferrari F1-2000 durante o treino classificatório fez com que Barrichello entrasse na pista apenas no fim da sessão. Por conta disso, o brasileiro conquistou apenas o 18º lugar do grid. A pole foi de David Coulthard, da McLaren.
4. Ao fim da primeira volta do GP, Barrichello já ocupava a décima posição. Michael Schumacher, segundo colocado do grid, abandonou logo na primeira curva, após ser tocado pela Benetton de Giancarlo Fisichella.
5. Na 15ª volta, o brasileiro já era o terceiro colocado. O bom ritmo do piloto da Ferrari estava relacionado à sua estratégia de prova: faria duas paradas, enquanto a maioria dos rivais partia para o plano de apenas um pit-stop.
6. A volta mais rápida da corrida foi cravada por Barrichello com o tempo de 1min44s300 – na 20ª passagem.
7. O primeiro pit-stop do brasileiro foi feito na volta 17. A parada para troca de pneus e reabastecimento durou 7,2 segundos. No retorno à pista, ocupou a sexta posição.
8. Na volta 26, um torcedor invadiu a pista em forma de protesto contra a Mercedes. O Safety Car foi acionado, e Barrichello aproveitou para fazer sua segunda parada. Os mecânicos da Ferrari gastaram 7s3 no ensaio e devolveram o piloto à pista em terceiro lugar.
9. A parte final da prova teve o tempero da chuva, que castigou o especialmente o último trecho da pista. Hakkinen, que liderava, não deu conta das condições e foi para os boxes colocar pneu de piso molhado em seu McLaren. Com isso, ao fim da volta 35, Barrichello assumiu a liderança.
10. Na ponta, Barrichello cravou 1min59s8 ao completar a volta 56. Hakkinen, com pneus de chuva, cronometrou 1min58s6.
11. Faltando cinco voltas para o fim, Barrichello já fazia voltas no mesmo ritmo de Hakkinen. No giro 40, o brasileiro cravou 1min58s7 contra 1min58s5 do finlandês.
12. Ao término da corrida, a vantagem do brasileiro para o finlandês foi de 7s452.
13. Vencedor do GP, Barrichello finalizou as 45 voltas em 1h25min34s418. A velocidade média foi de 215.278 km/h.
14. Apenas 11 dos 22 carros que largaram completaram o Grande Prêmio. O último a receber a bandeirada foi o argentino Gastón Mazzacane, da Minardi.
15. A conquista de Barrichello foi a de número 80 do Brasil na Fórmula 1. Atualmente, o país acumula 101 vitórias na categoria.
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