Emerson Fittipaldi é um dos pilotos mais bem sucedidos da história da Fórmula 1 e do automobilismo brasileiro, trazendo consigo recordes épicos! Foi Emerson Fittipaldi quem, pela primeira vez, deu o Brasil o topo do mundo na categoria mais nobre do automobilismo.
A corrida de estreia de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 em 1970, e apenas na sétima corrida do ano, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Brands Hatch. Fittipaldi largou nas últimas posições, mas mesmo assim, conseguiu terminar a corrida em 8º lugar.
Logo depois, na corrida seguinte, na Alemanha, conseguiu seus primeiros três pontos na F1 ao chegar em quarto lugar. Depois de chegar em 15º lugar na Áustria, Fittipaldi desistiu de correr no Grande Prêmio da Itália e não participou do GP do Canadá.
No entanto, na corrida seguinte, nos Estados Unidos, Emerson Fittipaldi conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 (com Pedro Rodríguez em segundo e Reine Wisell em terceiro).
Sua última corrida naquele ano foi no Grande Prêmio do México, o qual foi obrigado a abandonar devido a um problema no motor. Como resultado, Fittipaldi terminou a temporada no décimo lugar do campeonato, com 12 pontos.
Posteriormente em 1971, Emerson conseguiu três pódios: terceiro lugar na França e na Grã-Bretanha e segundo na Áustria. Assim, das 11 corridas, só não participou do GP dos Países Baixos. No GP seguinte, no Grande Prêmio da Itália, Fittipaldi correu com a equipe World Wide Racing. Com efeito, ele fez 16 pontos e terminou o campeonato de F1 de 1971 no sexto lugar.
Simultaneamente ainda em 1971, com a Lotus, Emerson Fittipaldi participou de seis corridas de Fórmula 1 não incluídas no campeonato oficial, pontuando apenas na última, a World Championship Victory Race, na qual conseguiu um segundo lugar e três pontos.
O mais jovem campeão mundial de F1
O ano de 1972 trouxe os melhores momentos de sua carreira. Apesar do abandono no GP da Argentina devido a um problema na suspensão, Fittipaldi conseguiu um segundo lugar no GP da África do Sul e uma vitória na Espanha.
Na etapa seguinte, no badalado GP de Mônaco, Emerson Fittipaldi conseguiu sua primeira pole position na F1, mas terminou a corrida em terceiro lugar.
Nas oito corridas seguintes, Fittipaldi conseguiu mais quatro vitórias (GP da Bélgica, GP da Grã-Bretanha, GP da Áustria e GP da Itália – esta, porém, com a World Wide Racing) e um segundo lugar no GP da França. Em resultado deste magnifico desempenho, Emerson Fittipaldi tornou-se campeão da F1 pela primeira vez, somando, portanto, 61 pontos, em 1972, dois anos após sua estreia na Fórmula 1.
Com 5 vitórias e correndo pela Lotus, Emerson Fittipaldi se tornou, na época, o mais jovem piloto a ser campeão mundial, com 25 anos, oito meses e 29 dias, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso.
Nas oito corridas seguintes, Fittipaldi conseguiu mais quatro vitórias (GP da Bélgica, GP da Grã-Bretanha, GP da Áustria e GP da Itália – esta, porém, com a World Wide Racing) e um segundo lugar no GP da França. Em resultado deste magnifico desempenho, Emerson Fittipaldi tornou-se campeão da F1 pela primeira vez, somando, portanto, 61 pontos.
O Vice-campeonato de 1973 da F1 de Fittipald
Inegavelmente, Emerson Fittipaldi começou a temporada de F1 de 1973 muito bem, com resultados impressionantes nas cinco primeiras corridas do ano: vitória no GP da Argentina, GP do Brasil e GP da Espanha, além de segundo lugar no GP de Mônaco e terceiro no GP da África do Sul e no GP da Bélgica.
Porém, Emerson Fittipaldi sofreu uma sequência terrível de corridas sem pontuar (incluindo três abandonos) prejudicando, portanto, suas chances de conquistar o título. Dessa forma, ele conseguiu apenas mais dois pódios, no GP da Itália e no GP do Canadá. Dessa forma, ele marcou 55 pontos e foi vice-campeão da temporada de 1973 da F1.
Em contra-partida, seu desempenho nas duas corridas fora do campeonato (Race of Champions e BRDC International Trophy) também não foi satisfatório, com abandono em ambas. Porém, nem tudo em 1973 estava perdido para Fittipaldi, pois a McLaren se interessou por seu trabalho e o contratou para a temporada seguinte.
O sucesso contribuiu fortemente para a entrada do Grande Prêmio do Brasil no calendário internacional no ano seguinte, no circuito de Interlagos. Ele mesmo venceu a corrida inaugural.
O Bicampeonato de Emerson Fittipaldi na F1
No ano seguinte, em 1974, Emerson Fittipaldi consagrou-se bicampeão de Fórmula 1 com 55 pontos! Afinal, ele conquistou sete pódios, sendo eles: Vitórias no GP do Brasil, GP da Bélgica e GP do Canadá, 2º lugares no GP da Grã-Bretanha e GP Itália e 3º lugares no GP da Espanha e no GP dos Países Baixos.
Contudo, esta temporada teve um certo equilíbrio de forças, com sete pilotos diferentes conseguindo vitórias. Surpreendentemente, o interessante é que, mesmo Carlos Reutemann tendo mais vitórias, Emerson conseguiu mais pontos por sua constância de chegadas na zona de pontuação (enquanto que Reutemann teve seis abandonos, o dobro de Fittipaldi).
Já nas corridas não-inclusas no campeonato, Emerson venceu o Grande Prêmio Presidente Emílio Médici e ficou em terceiro lugar na Race of Champions.
Ainda competitivo, venceu mais duas corridas pela mesma equipe no ano seguinte.
A recusa no GP da Espanha
Posteriormente em 1975, o brasileiro foi novamente vice-campeão da F1 com 45 pontos. Ele conquistou apenas duas vitórias, uma no GP da Argentina e outra no GP da Grã-Bretanha, além de mais quatro pódios, com segundo lugar no GP do Brasil, GP de Mônaco, GP Itália, e no GP dos Estados Unidos.
No entanto, um capítulo notável de sua carreira ocorreu no GP da Espanha, o qual Fittipaldi se recusou a participar devido à incerteza quanto à segurança das barreiras do Circuito de Montjuïc. Por esta razão, ele deu apenas três voltas em velocidade baixa nos treinos de sábado e voltou para sua casa ao passo que nas três corridas não oficiais seguintes, seu melhor resultado foi o segundo lugar no BRDC International Trophy.
Após o término da temporada, surpreendendo a todos, Fittipaldi anunciou que 1975 seria seu último ano com a McLaren, pois havia decidido juntar-se à escuderia fundada por seu irmão Wilsinho e a empresa Copersucar. Os executivos da equipe inglesa ficaram furiosos com a decisão e contrataram James Hunt para substituir o brasileiro.
Escuderia Copersucar Fittipaldi
A partir de 1975, correria pela Equipe Fittipaldi, escuderia que fundou junto a seu irmão, Wilson Fittipaldi Júnior. Correu pelo time brasileiro até 1980, ano de sua aposentadoria da Fórmula 1. Conseguiu, entre resultados medianos, um segundo lugar no Brasil em 1978.
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Marcas e recordes de Emerson Fittipaldi
Ao longo da carreira na Fórmula 1 foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas, com um total de 276 pontos.
Emerson Fittipaldi é o único brasileiro e um dos poucos pilotos da história da Fórmula 1 a vencer um grande prêmio em seu ano de estreia.
Foi durante mais de 30 anos (desde 1972) o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1 de todos os tempos até sua marca ser batida em 2005 por Fernando Alonso que, por sua vez, foi batido por Lewis Hamilton em 2008, que foi batido por Sebastian Vettel em 2010.